Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Estruturado

Turismo do Café ganha novas atrações em Santa Rita do Sapucaí

Novas fazendas passam a integrar a Rota do Café e a oferecer a experiência sensorial do pé à xícara

Postado em 26/01/2021 às 19:07 |

Donésio Silvério acaba de abrir visitação à sua propriedade na Serra dos Borges, seu café alcançou 86 pontos em concurso de cafés especiais (Foto: Acervo Pessoal/Donésio)

O Turismo de Café não pára de crescer em Santa Rita do Sapucaí, MG. Parte da Rota Oficial do Café, em reconhecimento do Ministério do Turismo em novembro do ano passado, o destino vem caindo no gosto dos amantes da bebida mais consumida do mundo. Além de um circuito sólido de cafeterias espalhadas pela cidade e um amplo leque de marcas de cafés especiais, algumas propriedades rurais recebem turistas do mundo todo seguindo os protocolos exigidos pela pandemia. As pioneiras Grandpa Joel’s Coffee Farm, Fazenda Santo Antônio II, Fazenda Pinhal, Casa Baldoni e Fazenda Delta saíram na frente e se consolidaram no segmento, sendo que algumas já foram destaque em publicações da Inglaterra, Argentina e Estados Unidos. 

Santa Rita do Sapucaí está em meio a um vale cercado de café (Foto: JLeonardo Souza)

Com tours estruturados e a possibilidade de se aprofundar nas mais diversas etapas de produção do café, dos cafezais às formas variadas de extração da bebida, a modalidade ganha força e deve se tornar, em breve, uma das principais forças econômicas da cidade, movimentando não apenas as próprias fazendas e cafeterias, mas também restaurantes, bares, hoteis e receptivos turísticos. Além de todo o contexto do café, os visitantes também são atraídos pela beleza das fotos possíveis tanto nas cafeterias quanto nas propriedades rurais, repletas de lindas paisagens montanhosas e construções de tirar o fôlego, sempre mantendo a simplicidade e o rústico, intrínsecos à modalidade. 

Fazenda Sagrada Família

Desde o início do ano, diversas propriedades também vêm se preparando, inclusive com realização recente de um curso de especialização em Turismo Rural pelo Senar, ministrado em Santa Rita do Sapucaí. Tal desenvolvimento resultou em novas propriedades rurais se unindo à rota, gerenciada hoje de forma autônoma em uma união dos próprios empresários. São elas: Fazenda Vintém, com a criação de uma pousada e um leque de experiências gastronômicas; Fazenda Condado, que conta inclusive com um lindo mirante; Sítio do Café Jacuaçú, com experiência no alto da Serra dos Borges e almoço típico da roça; Fazenda Sagrada Família, com hospedagem em uma casa centenária de estilo colonial. 

Fazenda Delta

Para mais informações e reserva de passeios, a operação das rotas e tours é realizada pelo receptivo Olhe Bem as Montanhas, sediado em Santa Rita do Sapucaí, e credenciado ao Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

Clique aqui para acessar post em que MTur reconhece Santa Rita do Sapucaí como município integrante da Rota do Café em Minas Gerais.


Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário