Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Turismo

Internacionalização de Minas será discutida em audiência

Comissão de Gastronomia traz representantes de consulados de vários países para tratar do tema

Postado em 13/10/2021 às 12:32 |

Vários azeites mineiros têm obtido reconhecimento internacional (Foto: Ricardo Barbosa)

Minas Gerais inaugura escritório em Portugal, tornando-se o primeiro Estado brasileiro a ter representação no exterior; azeite mineiro é premiado em concurso na França, em que outras marcas do Estado são finalistas. Esses fatos recentes demonstram como o turismo e a gastronomia mineiros estão abrindo portas em outros países, potencializando a internacionalização do destino Minas.

Com o objetivo de fomentar essa tendência, a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião nesta quarta-feira (13/10/21), às 16 horas, no Auditório José Alencar.

Solicitada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos), presidente da comissão, a audiência pública tem a finalidade de debater propostas de intercâmbio e internacionalização do turismo e gastronomia do Estado.

Acompanhe a reunião ao vivo

“As riquezas dos nossos destinos e da nossa cozinha mineira devem ser apresentadas para todos os países e, com isso, podemos garantir o desenvolvimento de toda cadeia produtiva desses setores”, afirmou Mauro Tramonte no requerimento da reunião.

“Somos hospitaleiros e o Estado múltiplo em suas paisagens exuberantes, detentor de patrimônios históricos e culturais e uma vasta gastronomia que contempla riquezas como o café, a cachaça, o queijo, dentre outros produtos internacionalmente premiados", valorizou o parlamentar.

Portugal – Segundo a Agência Minas, em setembro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou a criação do escritório de representação de Minas em Portugal. A jornalista Izabela Drumond chefia a unidade que fica em Lisboa.

De acordo com Leônidas Oliveira, o escritório buscará estruturar a terceira fase de retomada das atividades turísticas no cenário pós-pandemia, a “Minas para o Mundo”, a ser lançada no próximo ano. Ele lembrou que as fases anteriores da campanha buscaram divulgar Minas para os próprios mineiros e depois para o Brasil.

Como informa a Agência Minas, o ponto de partida para promover o destino no exterior é o projeto Via Liberdade. A rota turística e cultural vai se estender pela BR-040, ligando beleza, história, cultura e arte de Minas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Além de comemorar o bicentenário de independência do Brasil, o projeto celebrará os 100 anos da Semana de Arte Moderna em 2022.

Azeites mineiros - Na terceira edição da Olio Nuovo Days Competition, em Paris, azeites mineiros obtiveram sucesso. Com participantes das Américas, da África e da Oceania, o concurso concedeu medalha de Ouro ao azeite Monasto, de Maria da Fé (Sul de Minas). Desse mesmo município, o azeite da marca Zet foi finalista do concurso, junto com o azeite Vertentes, de Andrelândia (Sul de Minas).

Já o azeite Rio de Contas, da Chapada Diamantina, na Bahia, também conquistou medalha de ouro. Feito com azeitonas plantadas no Nordeste, esse óleo teve a primeira extração realizada em fevereiro na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé.

Convidados - Para a reunião desta quarta (13), foram convidados representantes dos consulados de mais de 30 países, como Estados Unidos, Alemanha, Chile, Japão, além de órgãos e entidades ligados ao turismo e à gastronomia. 

Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias