Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Tenha cuidado!

Dengue: Secretaria de Saúde confirma dois casos em Santa Rita do Sapucaí

Combate ao Aedes aegypti deve ser intensificado, pois tempo chuvoso e alta temperatura são ideais para proliferação do mosquito

Postado em 25/02/2019 às 16:44 |

O Aedes aegypti tem como vítima preferencial o ser humano, age durante o dia e não faz praticamente som audível antes de picar (Foto: Divulgação/Internet)

Santa Rita do Sapucaí tem dois casos de Dengue confirmados. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí que, por intermédio da gerência de Epidemiologia, sob responsabilidade de Veridiana Ferreira Lage, emitiu na manhã desta segunda-feira (25) alerta quanto a intensificação dos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela (ciclo urbano).

A nota emitida pela gerência de Epidemiologia solicita a toda a comunidade a verificação diária e eliminação de potenciais focos de criadouros do mosquito. “Todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa. Diante disso, verifique diariamente sua residência e elimine os criadouros do mosquito”, informa Veridiana.

Dentre as ações para se evitar a proliferação do Aedes aegypti estão:

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

-  Mantenha as calhas sempre limpas;

-  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

-  Mantenha lixeiras bem tampadas;

-  Elimine os pratos de vasos de plantas;

-  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

-  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e atrás da geladeira;

-  Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

-  Limpe ralos e canaletas externas;

 - Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

-  Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

-  Deixe pneus em locais cobertos;


Com a confirmação dos dois casos de Dengue no município, até a presente data, a nota da Secretaria de Saúde reforça também o pedido para que toda população fique atenta aos sinais e sintomas da doença que são:

- Febre;

- Dor no corpo;

- Dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos;

- Cansaço e prostração.

A epidemiologista Veridiana ressalta ainda que no caso de se apresentar dois ou mais destes sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde.

“Faça sua parte, combater a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela é um dever de todos!”, afirma Veridiana ao encerrar a nota de alerta.

Equipe de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Santa Rita do Sapucaí durante trabalho de eliminação de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti

Fotos SME/EPIDEMIOLOGIA

Fonte:

Deixe seu comentário