Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Agosto Lilás

Violência contra a mulher aumenta em meio à pandemia; denúncias ao 180 sobem 40%

A partir de agora já está disponível na Delegacia Virtual o registro de ocorrências de violência, ameaça, vias de fato, descumprimento de medida protetiva

Postado em 08/08/2020 às 16:16 |

(Foto: Internet/Revista Brasil Atual)

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), em abril, quando o isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019. Como forma de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, campanha Agosto Lilás incentiva a denúncia que pode ser feita por telefone e também através da Delegacia Virtual, já disponível.

A Delegacia Virtual recebe o registro de ocorrências de violência doméstica, ameaça, vias de fato, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, informa Dra. Laís Veiga Caetano Pires, delegada titular da Policia Civil em Santa Rita do Sapucaí.
Para acessar a Delegacia Virtual www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br


Campanha orienta mulher a denunciar abuso
Um X vermelho de batom estampado na palma da mão, um botão de pânico num aplicativo de loja online de eletroeletrônicos e até um vídeo fake de automaquiagem que, na prática, orienta a fazer denúncias. Por meio de formas inusitadas como essas, governo, empresas e organizações da sociedade civil se mobilizam para ajudar a mulher a buscar socorro em caso de violência doméstica nesses tempos de pandemia do coronavírus. Isolada dentro de casa e, na maioria das vezes, tendo de conviver com o agressor, um número crescente de brasileiras está sendo vítima de abuso doméstico na quarentena.



Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas