Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Ação Conjunta

Projeto do Ministério do Turismo visa promoção nacional da Serra da Mantiqueira

Sta. Rita do Sapucaí integra o Circuito Caminhos da Mantiqueira participante do projeto que une gestores federais, estaduais, municipais e Sebrae Nacional

Postado em 27/08/2019 às 08:31 |

Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a cadeia montanhosa que se estende por parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão destinos perfeitos tanto para curtir o friozinho como para aproveitar a natureza. Imagem mostra parte do município de Delfim Moreira, MG (Foto: Arquivo/Terrazul Tur)

O Ministério do Turismo participou, na sexta-feira (23), do lançamento da pedra fundamental do projeto #VisiteMantiqueira. A cerimônia foi realizada durante o 2º Encontro Regional de Turismo, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, na cidade de São Lourenço (MG). A iniciativa é uma ação conjunta entre quatro circuitos turísticos: Circuito das Águas, Circuito Caminhos da Mantiqueira (do qual Santa Rita do Sapucaí é integrante), Circuito Serras Verdes e Circuito Terras Altas da Mantiqueira.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Sebrae Nacional, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e de aproximadamente 70 municípios mineiros e de São Paulo, pertencentes à Serra da Mantiqueira. O programa proporcionará promoção e divulgação do destino turístico, com o apoio do Ministério do Turismo.


Foto: Eduado Souza - Prefeitura de São Lourenço

Em seu discurso, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, ressaltou a importância para o MTur em investir neste projeto, que funciona como um programa piloto de trabalho entre três estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Delfim Moreira - foto: Guia do Turismo Brasil

"Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a cadeia montanhosa que se estende por parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão destinos perfeitos tanto para curtir o friozinho como para aproveitar a natureza. Ao todo, são cerca de 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica, além de rios, cachoeiras e mirantes com vistas de tirar o fôlego." zarpo >mag

Segundo ele, a Serra da Mantiqueira é um importante destino brasileiro, principalmente durante o inverno. “Temos a missão de unir esforços para o desenvolvimento da rota até o fim de 2019, para que o projeto esteja pronto para captar turistas já no ano de 2020”, destacou o secretário. 

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também discursou sobre a importância da região para o Brasil e colocou o Sebrae à disposição do Ministério do Turismo para desenvolver o projeto. A prefeita municipal de São Lourenço, Célia Cavalcanti, contou sobre a força empregada no programa, desde o início do ano, com frequentes visitas ao Ministério do Turismo e com o grupo gestor do #VisiteMantiqueira para a formatação do trabalho.

A gestora destacou também a importância do turismo para a economia dos municípios na geração de emprego e renda e ressaltou a relevância do trabalho em conjunto entre a esfera federal, estadual e municipal para que seja possível alavancar o turismo na região.

A cerimônia foi apenas o primeiro passo para tornar público o projeto #VisiteMantiqueira. Lançada a pedra fundamental e o compromisso oficial do governo federal e estadual e do Sebrae com o projeto, o grupo gestor continuará se reunindo para conhecer as necessidades de cada município e formatar um projeto macro de promoção e desenvolvimento do território, a ser apresentado e executado pelo Ministério do Turismo.


Santa Rita do Sapucaí Foto: Real Palace Hotel


Fonte:

Deixe seu comentário