Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Presença mineira

Brasil tem duas cidades em ranking internacional

Índice do Creative Urban Institute aponta as cidades de pequeno porte mais descoladas do planeta

Postado em 02/09/2020 às 23:20

A histórica Tiradentes é uma das cidades citadas no ranking; confira qual é a outra (Foto: Divulgação/Polinize.com)

Pode parecer brincadeira, mas existe um índice internacional que mede quanto uma cidade tem de cool. Ou seja, o quanto ela é legal para um público jovem e antenado, chamado de hipster. Cool é uma expressão muito comum na língua inglesa e pode ser traduzida como “legal” ou “descolada”. Os resultados foram divulgados hoje na mídia internacional.
O Creative Urban Institute, organização sem-fins lucrativos sediada em Portland, nos Estados Unidos, se uniu à Universidade do estado de Oregon, para levar às pequenas cidades do mundo um tipo de ranking muito comum às grandes metrópoles, aproveitando a onda de valorização dos pequenos centros gerada pela pandemia do Coronavírus. O índice mede, basicamente, o grau do hype de municípios com menos de 130 mil habitantes. Foram analisadas 647 de 20 países. O mais surpreendente foi a presença brasileira, com duas cidades, ambas de Minas Gerais: Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes.
Cada cidade foi avaliada com base em 13 índices para cada 10 mil habitantes: número startups de tecnologia, festivais e eventos, cafeterias, microcervejarias, provedores de internet de alta velocidade, disponibilidade de alimentos direto do produtor, estabelecimentos comerciais familiares, densidade de arte de rua, tráfego, educação superior, renda per capita, inflação no preço da moradia e “instagramabilidade”, em referência a menções na rede social que demonstram o interesse dos jovens pelo que acontece na cidade.
Tiradentes foi apontada com uma cidade desejada pelos hipsters e conhecida pelos seus restaurantes, galerias de arte, construções históricas e, principalmente, pelos seus inúmeros festivais, eventos e facilidades para empreender na economia criativa. Santa Rita do Sapucaí foi destacada pela sua cena de tecnologia, startups, cafeterias e pelo festival HackTown que, dentro do contexto da inovação e da música, é respeitado mundialmente.
Abaixo, a lista na íntegra, com a pontuação de cada município:
1. Charleston (Estados Unidos) - 8.737 pontos
2. Mullumbimby (Australia) - 8.437 pontos
3. Oss (Holanda) - 8.285 pontos
4. Santa Rita do Sapucai (Brasil) - 7.824 pontos
5. Chiang Mai (Tailândia) - 7.797 pontos
6. Boulder (Estados Unidos) - 7.531 pontos
7. Leuven (Bélgica) - 7.489 pontos
8. Tiradentes (Brasil) - 7.391 pontos
9. Truckee (Estados Unidos) - 7.383 pontos
10. San Miguel de Allende (México)  - 7.212 pontos

Clique aqui e leia a publicação no Yahoo! Finance

Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas