Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Eleições 2020

Conscientização política pretende sabatinar candidatos a prefeito e vereadores

Iniciativa da Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí promoverá uma série de encontros interativos entre os concorrentes aos cargos políticos

Postado em 21/08/2020 às 00:06 |

Presidente da Sociedade dos Amigos, à época, Webber Miranda faz a abertura de uma das sabatinas realizadas para a eleições de 2018 (Foto: Divulgação/SASRS)

A Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí inicia no próximo mês de setembro a fase de inscrições dos candidatos a prefeito e vereadores interessados em participar das sabatinas promovidas pelo Projeto Conscientização Política Apartidária. Ação é resultado do Plano 20-30, um movimento voluntário da sociedade civil organizada para melhoria da consciência política dos eleitores em que pretende transmitir pela internet uma série de encontros interativos entre os concorrentes aos cargos políticos em 2020. 

Todos os partidos políticos foram comunicados e todos os candidatos aos cargos de prefeito e vereadores, ainda a serem confirmados pelas convenções partidárias, serão convidados a se apresentarem para os eleitores de Santa Rita do Sapucaí para serem submetidos a uma sabatina em evento aberto ao público. “Nossa preocupação é agir de forma totalmente apartidária, dando as mesmas oportunidades e condições para todos quantos forem os candidatos ao cargo de prefeito. Já aos candidatos a vereadores serão disponibilizadas 100 vagas. Nosso objetivo, com essa ação, visa auxiliar o eleitor a fazer a melhor escolha no próximo pleito eleitoral”, afirma João Alberto Brentan, presidente da Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí e idealizador do projeto Conscientização Política Apartidária.

Todas as sabatinas serão filmadas e transmitidas ao vivo através do Youtube no Canal SRS Conscientização Política onde, posteriormente, os vídeos ficarão disponíveis. A rádio comunitária Santa Rita FM também fará a transmissão ao vivo em 104,9 MHz, pelo aplicativo APP Radiosnet e pelo site: www.santaritafm.com.br


O Projeto Conscientização Política Apartidária oferece a ocasião e formato propícios para que os candidatos, que quiserem se expor, possam apresentar suas considerações sobre os 18 temas, 92 subtemas e 270 sugestões de Oportunidades de Melhorias que foram resumidas em 20 Oportunidades Prioritárias de desenvolvimento de longo prazo, para a próxima década, elencadas pelo Plano 20-30 que permanece disponível para contribuições da população no endereço http://www.plano20-30.org.br

A Sociedade dos Amigos encaminhou consulta ao Tribunal Regional Eleitoral que se manifestou favorável a realização das sabatinas. "Será possibilitada a participação de até 10 candidatos a Prefeito e a uma quantidade de candidatos a Vereador limitada a 100, em função do momento de manifestação do interesse e aceitação das condições de participação. Os eventos, com a participação simultânea de até 10 candidatos poderão ser assistidos no local pelos cidadãos interessados e serão transmitidos por rádio e pela internet. O candidato terá um tempo definido para apresentar suas considerações sobre um determinado assunto do Plano 20-30. Os eventos terão rodadas, de modo a que um candidato tenha oportunidade de expor suas ideias e fazer comentários, mais de uma vez", explica João Brentan.

Regulamento Projeto Conscientização Política Apartidária

https://plano20-30.com.br/plano-20-30/wp-content/uploads/2020/08/Regulamento_PCP_2020_Rev07_200724.pdf

Lista de Perguntas Candidatos a Prefeito

https://plano20-30.com.br/plano-20-30/wp-content/uploads/2020/08/Projeto_CP_2020_Perg_Cand_Prefeitura__200730.pdf

Lista de Perguntas Candidatos a Vereadores

https://plano20-30.com.br/plano-20-30/wp-content/uploads/2020/08/Projeto_CP_2020_Perg_Cand_C%C3%A2mara_Municipal_200730.pdf

Sobre a Sociedade dos Amigos

Criada há mais de 60 anos, a Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí é uma instituição civil formada por cidadãos dos mais variados segmentos da comunidade santa-ritense e tem, em sua determinação estatutária, a disposição cidadã de fomentar e estimular o bem geral de Santa Rita do Sapucaí, atuando ao lado das instituições, entidades e organismos responsáveis pela proteção e pelo desenvolvimento do município.

A Sociedade, através dessa ação, resgata o Projeto Encontros que ao longo de sua existência sempre proporcionou o debate de ideias e o apoio a projetos, como a criação do Inatel, na década de 1960. Agora, abraçando o plano de incentivo da população santa-ritense para escolha consciente de candidatos do pleito eleitoral, projeto apresentado por um de seus membros, a Sociedade participa de todo e qualquer esforço comunitário de proteção e desenvolvimento da comunidade local. “A Sociedade dos Amigos quer estar ao lado, integralmente e empenhadamente, da Administração Pública, das entidades, dos organismos e das iniciativas que visam ao bem geral da comunidade santa-ritense. A Sociedade dos Amigos está aberta para receber qualquer entidade ou cidadão com sua iniciativa, ouvir as suas razões, discutir e ponderar a proposta e agir conjuntamente para a sua aplicação. Essa é a finalidade estatutária da Sociedade dos Amigos, essa é a sua forma histórica de atuar na comunidade”, destaca Webber Mendes Miranda, diretor da Sociedade dos Amigos.


Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas