Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

JUMS 2018

Jogos Universitários Mineiros movimentaram Santa Rita no feriadão do trabalhador

Competições masculinas e femininas de Basquetebol, Futsal, Handbol e Voleibol reuniram na cidade diversas universidades de Minas Gerais

Postado em 02/05/2018 às 17:26 |

Ao lado do professor Eduardo Ribeiro, um dos coordenadores do JUMS, atletas da Universidade Federal de Uberlândia comemoram conquista do 1º lugar no Basquetebol masculino (Foto: Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí)

O feriado prolongado em comemoração ao Dia do Trabalho proporcionou a Santa Rita do Sapucaí sediar, entre os dias 27 de abril e 1º de maio, a edição 2018 dos Jogos Universitários Mineiros - JUMS, promovidos pela Federação Universitária Mineira de Esportes. Competições masculinas e femininas de Basquetebol, Futsal, Handbol e Voleibol, reuniram na cidade diversas universidades de várias regiões de Minas Gerais.

Cerca de 800 atletas representaram a UFV – Universidade Federal de Viçosa, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, UFU – Universidade Federal de Uberlândia, INATEL, Unifei – Universidade Federal de Itajubá, UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei, UNIVERSO BH, UNIPAC, UDI, IF BARBACENA – Instituto Federal de Barbacena, UFLA – Universidade Federal de Lavras.

O secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, Janilton Prado destacou que a Federação Universitária Mineira de Esporte avaliou como muito satisfatória a realização dos jogos em Santa Rita. Além disso, havia a expectativa de que o JUMS 2018 tenha gerado uma receita da ordem de R$ 320 mil em gastos dos atletas no comércio da cidade. “Um estudo da Federação Universitária Mineira de Esportes aponta a média de gasto de 400 reais por aluno. A FUME avaliou positivamente a estrutura esportiva de nossa cidade, bem como a tranquilidade com que o torneio aconteceu e a receptividade oferecida aos atletas que, aliás, estão de parabéns pelo comportamento exemplar durante o tempo que aqui permaneceram", explica.

As escolas Luiz Pinto de Almeida, Sanico Telles e Sinhá Moreira foram transformadas em alojamentos e receberam esses alunos com toda a infraestrutura necessária, inclusive com fornecimento de alimentação. A Solenidade oficial de abertura dos JUMS 2018 aconteceu na noite desta sexta (27) no Ginásio do Inatel e contou com a presença do prefeito municipal Wander Wilson Chaves, em sua primeira participação em evento público desde que assumiu a Prefeitura, do presidente de Federação Universitária Mineira de Esportes – FUME, Wellington Ferreira de Oliveira, do diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, do secretário municipal de Esportes, Janilton Prado, e das delegações de atletas representando cada universidade participante. O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda da Lira Santa Rita.

Não houve uma cerimônia específica de encerramento e o dia 1º de maio foi marcado pelas partidas finais para disputa dos terceiros, quartos, primeiros e segundos lugares.. Nos ginásios do Inatel, Santa Rita Country Clube e Alcidão os atletas receberam medalhas e troféus por suas conquistas. 

Ainda, de acordo com Janilton, os jogos se transformaram em atração para moradores e turistas. "Foi muito positivo ter movimentado a cidade com esses jogos e como opção para o pessoal que ficou na cidade no feriado, várias pessoas assistiram as competições. Foi bem legal, bem produtivo e como foi o primeiro que a gente fez nessa linha, esperamos sempre nos aprimorar para que os próximos venham para Santa Rita e a gente possa manter esse nível de organização e de trabalho sério como foi com o JUMS", finaliza. 



Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas