Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Internacional

Inatel passa a integrar rede acadêmica de impacto da ONU

A partir de agora, o Instituto está entre as 1300 universidades, de 135 países, que fazem parte da iniciativa

Postado em 20/06/2019 às 14:24 |

A avaliação levou em consideração projetos desenvolvidos na instituição como o Inatel Cas@viva, que promove a alfabetização tecnológica de estudantes carentes da comunidade de Santa Rita do Sapucaí, e o CDTTA, centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área de Saúde (Foto: Divulgação/Inatel)

O Inatel foi aceito para integrar o United Nations Academic Impact (UNAI), rede formada por instituições de ensino superior do mundo todo que visa promover a troca de conhecimentos e experiências pautada em questões ligadas às metas e desafios da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de agora, o Instituto está entre as 1300 universidades, de 135 países, que fazem parte da iniciativa. 

A avaliação levou em consideração projetos desenvolvidos na instituição como o Inatel Cas@viva, que promove a alfabetização tecnológica de estudantes carentes da comunidade de Santa Rita do Sapucaí, e o CDTTA, centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área de Saúde, além das parcerias com instituições de outros países em projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A UNAI considerou as iniciativas desenvolvidas na instituição com forte impacto social, dando o aval para que participasse do seleto grupo.

Para o coordenador do CDTTA, Filipe Bueno Vilela, que será um dos representantes do Inatel na rede, o aceite coloca a instituição dentro de um contexto global de discussão de importantes dilemas enfrentados pela humanidade atualmente. “É emblemático participar dessa rede. O Inatel sempre teve uma visão muito humana, sempre preocupado com o impacto da tecnologia na sociedade. Sempre procuramos expandir e fazer nossa atuação reverberar em outras instituições e agora nossa voz passa a ter uma ressonância maior”, destaca. Os professores Fabiano Valias de Carvalho e Filipe Loyola Lopes também integram o time de representantes, liderado pelo diretor do Instituto, o professor Carlos Nazareth Motta Marins.

Com o objetivo de estimular a produção e a disseminação de conhecimento entre os membros da rede, as instituições afiliadas se comprometem a produzir conhecimento, promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os princípios da UNAI. Segundo Filipe, o planejamento de ações já está sendo feito e a ideia é criar um programa que integre alunos e professores de todas as engenharias. “Queremos que todos os estudantes vivenciem um pouco dos princípios da UNAI dentro da sua experiência acadêmica”.

Para a UNAI, esse trabalho desenvolvido pelas instituições participantes é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que todos nós enfrentamos. Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido por eles em https://www.facebook.com/ImpactUN.


Divulgação/Inatel

Fonte:

Deixe seu comentário