Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Comportamento

Família santa-ritense é destaque na TV Cultura por método educacional próprio

Projetos do ‘Ferinhas da Tia’ Aline e ‘Instituto Ayrton Senna’ são temas em reportagem que discute as competências socioemocionais das crianças

Postado em 17/05/2020 às 21:51 |

“Arte e diálogo preenchem a quarentena da família Amaral” (Foto: Reprodução/TV Cultura)

O Jornal da Tarde, atração diária e em rede nacional da TV Cultura, exibiu em sua edição de 13 de maio de 2020 uma reportagem que teve como tema “Competências emocionais na quarentena”, com destaque para o método educacional desenvolvido pela família Amaral, de Santa Rita do Sapucaí. Sobre o mesmo assunto o programa, apresentado pelos jornalistas Joyce Ribeiro e Aldo Quiroga, levou ao ar também a cartilha elaborada pelo Instituto Ayrton Senna que, através de plataforma online, auxilia pais e educadores a lidar com crianças de acordo com práticas baseadas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

A família Amaral é formada pelo casal Aline e Willian – os filhos Lavínia, Willian e Lucas, idealizadores do projeto Ferinhas da Tia Aline, um núcleo de Educação Alternativa para Reforço Escolar que utiliza métodos e ferramentas não convencionais para ensinar. “A reportagem da TV Cultura fez contato após conhecer nosso trabalho e nossas postagens nas redes sociais sobre a importância das habilidades socioemocionais que utilizamos com nossos filhos e alunos do projeto Ferinhas da Tia Aline”, conta Aline. 


O jornalista Aldo Quiroga abre a reportagem se referindo a algumas das competências socioemocionais, um conjunto de habilidades que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções e que podem ajudar as famílias a passar por esse período de quarentena.  

Para Aline Amaral a repercussão da reportagem foi muito positiva. “Nosso trabalho em Santa Rita ainda é muito disruptivo, poucos infelizmente entendem a importância do trabalho com as habilidades do futuro”, comenta.

Do sonho a realidade

O projeto Ferinhas da Tia Aline nasceu da inquietude da educadora Aline Amaral. “Um mosquitinho me picava toda vez que eu parava para olhar o cenário atual da educação infantil; me incomodava muito ver crianças, com tanto potencial criativo, serem massacradas emocionalmente e criativamente. Então, criei Aulas de Apoio com a metodologia dos jogos na garagem de casa. Depois, desmontamos a sala de casa e a transformamos em uma sala de aula diferente! E hoje, o Ferinhas da Tia Aline com Potencialização de Aprendizagem tem sido um sucesso! Está em fase de expansão e vem muitas novidades por aí!”, afirma.

Professora de Piranguinho


A reportagem do Jornal da Tarde apresentou na sequência a maneira escolhida pela professora Andreia Machado, da cidade de Piranguinho, também no Sul de Minas, para auxiliar seus alunos afastados da escola, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Fotos: Reprodução/TV Cultura

Clique aqui para assistir o Jornal da Tarde no YouTube

Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas