Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Empreendendo

Gastronomia criativa aquece economia de Santa Rita do Sapucaí

Com público sedento por novidades, mesmice perde espaço na cidade referência em inovação no sul de Minas Gerais

Postado em 23/09/2020 às 19:51 |

(Foto: Divulgação/Polinize.com)

Na necessidade de se reinventar para prosperar durante a pandemia do Coronavírus, bares, cafeterias e restaurantes de Santa Rita do Sapucaí, cidade referência em inovação no sul de Minas Gerais, encontraram oportunidades nos serviços de entrega em casa, o delivery.

Da mesma forma, novos empreendedores vem criando estabelecimentos que funcionam apenas para este tipo de atividade. Porém, uma tendência fica clara: destacam-se apenas aqueles que vão além e usam da criatividade para determinar as opções do cardápio e a forma como se apresentam ao mercado. “Os negócios criativos do ramo de alimentação estão aquecendo a economia de Santa Rita neste período desafiador”, destaca o especialista em comportamento do consumidor Gustavo Nunes.

Para ele, com um público cada vez mais exigente, o desafio de quem trabalha no setor é sair da mesmice e levar novidades, mesmo que seja na reinvenção de um produto tradicional.

Nunes cita como exemplo de sucesso o delivery Pastelzinho Corporation, criado pelo jovem empreendedor e investidor Bruno Toledo. O negócio transformou uma iguaria comum, o pastel, em uma especialidade diferenciada com recheios criativos - como carne seca e cream cheese, gorgonzola com geleia de morango -, e vem conquistando a cidade. “Há inúmeras pastelarias tradicionais agonizando neste momento, sem clientes, sem público, enquanto o empreendimento de Bruno não para de crescer. Além dos sabores ousados, ele tem um conceito único, um design descolado, sabe trabalhar suas mídias sociais muito bem, além de oferecer um serviço de alta qualidade. Não é fácil, mas é este o segredo em uma realidade que não aceita mais a mesmice”, complementa.

“A equação é simples”, afirma o especialista. “As pessoas estão em casa, isoladas, cansadas da mesmice e em busca de experiências diferentes. A comida é o que ajuda a criar essa atmosfera de novidade. É como se através dela, a pessoa estivesse viajando, vivenciando algo novo. Isso explica o enorme sucesso de tais empreendimentos criativos”. Nunes destaca a novidade Panoca Delivery, com seu cardápio de crepes e um apelo de comunicação interessante ao público jovem, a chef Ana Paula Mundstock com sua culinária tailandesa e um Instagram de dar água na boca, o Neco Tex-Mex com suas deliciosas especialidades mexicanas, entre outros que esbanjam autenticidade e criatividade.

“Um exemplo interessante é o mercado de hambúrgueres em Santa Rita”, pontua Nunes. “Tirando alguns poucos tradicionais que estão há décadas no mercado, existe quase uma centena de lanchonetes sem personalidade indo muito mal. Enquanto isso, estabelecimentos como Don Rafoni e seus defumados, e Chapa Haus e seus hambúrgueres 'smash', estão em seus melhores momentos de vendas".

Outro caso citado pelo especialista é o do Burger Mania. "Um dos precursores no mercado local, o Burger Mania percebeu a necessidade de se reinventar, abriu um espaço descolado no bairro gastronômico Família Andrade, buscou tendências internacionais e encontrou a novidade dos 'sliders'. Com isso, voltou a ser referência e sucesso de público". Para Nunes, o mesmo vale para pizzarias. “Em meio a centenas indo mal, as poucas pizzarias criativas existentes, como a Dullê Pizzas, vão muito bem”.

Nunes é firme ao ressaltar que uma cidade como Santa Rita não precisa de mais hamburguerias nem de mais pizzarias. “Abrir mais estabelecimentos em segmentos maduros e bem atendidos como estes é rasgar dinheiro. As oportunidades estão em oferecer novidades ou aprimorar produtos existentes que ainda não receberam inovações, como fez a Pastelzinho Corporation". A chave, segundo ele, é buscar opções diferenciadas para um consumidor cada vez mais exigente e sedento por novidades. “Com tantas receitas disponíveis na internet, aplicativos que ajudam a criar um design diferenciado, exemplos de novidades em perfis do Instagram, e serviços fazendo entregas de qualidade, é difícil entender o motivo de muitos ainda insistirem em fazer mais do mesmo”, questiona.

O exemplo da Cultive Bem Estar, segundo o especialista, é outro que merece aplausos. “Os empreendedores por trás da Cultive acharam um filão pouco atendido, criaram uma experiência sem igual e estão indo muito bem na alta gastronomia vegetariana e vegana, assim como a Casa Erva Doce vem se destacando na mesma linha mas com lanchinhos e salgados sem ingredientes de origem animal. O mesmo vale para empreendimentos que usam e abusam da criatividade, como The Town, No Trabalho Bar, Chil's, Industrial Grill, Casa do Pi e Tenkaichi Sushi & Noodle Bar”. Entretanto, para Nunes, o segredo não está em copiar essas ideias já existentes, “mas em usar e abusar da criatividade assim como estes negócios de sucesso a estão utilizando”.
Outro segmento que, para o especialista, está indo muito bem em função da criatividade é o das cafeterias. “O Grandpa Joel’s trabalha um conceito autêntico e produtos únicos. Madeira e Pazar Café tem sua identidade própria, cada um para um público especifico. O Nano Coffee Lab tem sua originalidade como um balcão de experiências", completa. “O êxodo urbano e o turismo com novos residentes e visitantes na cidade durante a pandemia representam uma enorme oportunidade para quem adota a postura de inovar ao invés de copiar".

“As oportunidades existem e são muitas. Seja com culinária internacional, com especialidades de outros estados do Brasil, com invenções ou com reinvenções, o importante é autenticidade, conceito, qualidade e criatividade", destaca Nunes. “Vão prosperar e aquecer ainda mais a economia de Santa Rita do Sapucaí aqueles que forem criativos e se adaptarem a este contexto que vem ganhando muita força”, finaliza.

Texto original de Polinize.com

Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário