Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

1º Encontro

Evento reúne em Santa Rita do Sapucaí mulheres empreendedoras do setor cafeeiro

Com o lema “Unir, levar conhecimento e oferecer conexões do café” objetivo é fortalecer e incentivar o engajamento das mulheres que trabalham com café

Postado em 21/03/2019 às 15:44 |

1º Encontro Mulheres Empreendedoras do Café é voltado para público atuante no mercado cafeeiro (Foto: Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí)

Teve início na manhã desta quinta-feira (21), no Teatro Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, o 1º Encontro Mulheres Empreendedoras do Café, evento que reúne produtoras de café sul mineiras, de outras regiões de Minas Gerais e até de outros estados do Brasil. A cadeia produtiva, as melhorias e oportunidades no setor cafeeiro serão discutidas durante todo o dia por intermédio de palestras, apresentações de casos de sucesso, mesa redonda e debates.


Idealizado por Marina de Castro Barbosa, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas – Emater, o evento conta com a participação de 13 mulheres que atuam diretamente na produção do café, sendo: Daniele Alkmin Carvalho Mohallem - Heritage Coffee; Paula Dias - Grandpa Joel´s Coffee; Carolina A. Vono de Alckmin - Bella Vista Premium Coffee; Laura Barros - Café Condado; Maria Doroteia Rennó Moreira - Fazenda Santa Maria; Helena Duarte Teles - Faz. São Bernardo da Pedra Santa; Juliana Garcia Gonçalves - Café Piedade; Alessandra Maria Mesquita Piedade - Fazenda Arara Mirim; Marta Carvalho Souza Ferreira - Fazenda São José; Andreia Vilela Moreira - Fazenda São José; Mara Serafim Gomes P da Silva - Café Pé da Serra; Mariana Barroso- Fazenda Grota Quitéria; Leticia Seda Albinati - Albinati Coffee.



Marina de Castro Barbosa, idealizadora do 1º Encontro Mulheres Empreendedoras do Café

Com o lema “Unir, levar conhecimento e oferecer conexões do café” o 1º Encontro Mulheres Empreendedoras do Café, que é fruto de parceria da Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – CooperRita, Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, tem como objetivo fortalecer e incentivar o engajamento das mulheres do café, através de várias palestras com nomes expressivos no cenário nacional cafeeiro e interessados do ramo de todo o Brasil

Com o Teatro Inatel lotado, a abertura do evento foi comandada pela jornalista Luiza Nogueira, apresentadora do programa Café com TV, exibido pela TV Alterora/SBT, que fez breve relato de como surgiu a ideia do 1º Encontro Mulheres Empreendedoras do Café e convidou ao palco todas as mulheres envolvidas na realização do evento e ainda o deputado federal Bilac Pinto, o prefeito Wander Wilson Chaves, o presidente da CooperRita, Carlos Henrique Moreira Carvalho, o diretor regional da Emater, Fábio Firmo, e o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins. Todos que fizeram uso da palavra enalteceram o trabalho das mulheres a frente de diversas ações importantes para a comunidade santa-ritense, para o estado de Minas Gerais e para o Brasil.


Café Sinhá

Inspiradas nos feitos de Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira, que além de produtora de café se tornou símbolo de filantropia ao criar a primeira escola técnica de eletrônica do Brasil – a ETE e ainda ajudar diversas instituições, as treze produtoras de café lançaram o Café Sinhá, que surge como projeto beneficente em prol do Hospital Antônio Moreira da Costa. O Café Sinhá é fruto de uma seleção de grãos que alcançaram 84 pontos em suas avaliações e foram doados pelas produtoras de café participantes do projeto. Seleção exclusiva, apensas 450 pacotes de 250 gramas (vendidos por R$ 20,00 cada um) foram colocados a venda com renda totalmente revertida ao Hospital. “Foram separados os melhores cafés das mulheres produtoras de café em Santa Rita do Sapucaí”, comenta Paula Dias, do Grandpa Joel’s Coffee.


Brenda Cristina, rainha do Café, apresenta o Café Sinhá


Evento apresentou exposição de móveis construídos com madeira oriunda do café e degustação de produtos a base de café.


Fonte:

Deixe seu comentário