Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Consumidor

Boletos vencidos a partir de R$ 100 já podem ser pagos em qualquer banco

Essa é a penúltima etapa de implantação do novo modelo de cobrança; a partir de 27 de outubro boletos vencidos de qualquer valor

Postado em 15/10/2018 às 18:16 |

Pelo novo cronograma, os boletos a partir de R$ 0,01 serão incluídos a partir do próximo dia 27 e os boletos de cartões de crédito, doações, entre outros, no dia 10 de novembro de 2018 (Foto: Internet/MassaNews)

Desde sábado (13), você já pode pagar boletos vencidos acima de 100 reais em qualquer banco. A mudança faz parte de um processo gradual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que prevê que todos os boletos sejam registrados em uma nova plataforma de cobrança até novembro. 

O novo sistema reduz o risco de erro no cálculo de multas e encargos. A empresa emissora do boleto deve registrar na nova plataforma todas as informações do documento, como o seu CPF ou CNPJ, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. A mudança implica também que os bancos não aceitem boletos que não estejam cadastrados no novo modelo.

Para saber se o boleto está cadastrado na nova plataforma, é preciso consultar diretamente a empresa que emitiu o documento, já que não há diferenças visuais entre os boletos antigos e os novos. Quem não conseguir pagar o boleto antigo acima de 100 reais no banco deverá quitar o débito diretamente com o credor.

Essa é a penúltima etapa de implantação do novo modelo de cobrança. Boletos vencidos de qualquer valor poderão ser pagos em qualquer banco a partir de 27 de outubro.

Segundo a Febraban, o novo modelo vai permitir aos bancos controlar melhor o envio dos boletos e restringir erros.

Fonte:

Deixe seu comentário