Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Celebração

Troféu Maria Bonita chega a 4ª edição e homenageia personalidades de Santa Rita

Evento realizado na sede da Associação José do Patrocínio apresentou também a VIII Mostra dos Povos Afro

Postado em 21/11/2018 às 16:12 |

Festa na Associação José do Patrocínio com a entrega do Troféu Maria Bonita em sua 4ª edição (Foto: Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí - Fotos de Celular)

A noite de sábado (17) foi de festa na Associação José do Patrocínio, presidida por Jairo José Rubin, com a entrega do Troféu Maria Bonita, que chega a sua 4ª edição homenageando personalidades de destaque na área educacional, de comunicação, do esporte, das artes, da cultura, entre outras, em Santa Rita do Sapucaí. A celebração reuniu também a VIII Mostra dos Povos Afro em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Ao iniciar o evento a coordenadora de marketing da Associação José do Patrocínio, Jessica Alcione Ribeiro Alves dos Santos, destacou a importância de Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita) para toda a comunidade santa-ritense, que por sua vida dedicada à cultura, gastronomia e tradições afro recebeu o título de patrona do Programa Municipal de Valorização do Pão Cheio, criado pela Lei 5002, de 18 de abril de 2017. “A mesma Lei inseriu em nosso calendário o Dia Municipal do Pão Cheio, celebrado em 5 de julho, data do nascimento de nossa querida Maria Bonita”, disse.

Historiadora por formação, Jessica Alcione atuou firme no propósito de tombamento do Pão Cheio como Bem Imaterial (conhecimento, modo de fazer) no município de Santa Rita do Sapucaí. Ação essa desenvolvida com apoio do COMPAC- Conselho Municipal de Patrimônio, Artístico e Cultural e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

As festividades, sob a responsabilidade da coordenadora de eventos da Associação José do Patrocínio, Rita Elena Ribeiro Rubin, contaram com apresentação do grupo de Musicoterapia, conduzido pela musicista Maria Lúcia Carvalho Souza (Malú), do grupo Bestreet de dança Hip Hp, do grupo de teatro do Terreiro de Filhos do Ilê Oya e de dança afro e desfile com Ana Laura, rainha do 13 de maio de 2018. Todos os grupos são oriundos das atividades culturais desenvolvidas na associação.


Desfile Ana Laura rainha do 13 de Maio 2018


Grupo de Musicoterapia


Grupo de Dança Bestreet


Grupo de Teatro Terreiro de Filhos do Ilê Oya

Jessica Alcione recitou a poesia Kizomba

A entrega do Troféu Maria Bonita premiou na edição 2018 as seguintes personalidades:

Deiseane Aparecida Alves, moradora do bairro Rua Nova, é funcionária da Creche Margaridas e desenvolve tranças afro.


Fábio João de Freitas, colunista social do jornal O Vale da Eletrônica, desenvolve trabalho de decoração para festas em geral para Santa Rita do Sapucaí e região.


Rosan Henrique Ribeiro, músico da Lira Santa Rita e esportista que junto com amigos levantou o movimento de corrida de rua na cidade e região. Representado por sua esposa.


Isis de Oliveira Domingos, coreógrafa, dançarina, atua no movimento afro desde 2007, inclusive em eventos ligados à Associação José do Patrocínio.


Maria Tereza Alves, ex-presidente da Associação José do Patrocínio, iniciou o processo de tombamento do prédio da Associação e desenvolveu projeto voltado para crianças. Juntamente com Malu criou a Musicoterapia.


Marise Cristine Fernandes, enfermeira com 14 anos de atuação em Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre. Trabalhou por 9 anos no Hospital Antônio Moreira da Costa e posteriormente na empresa Fênix.


Maria Zita de Oliveira (dona Zita), ex-presidente da Associação José do Patrocínio e idealizadora da Festa da Consciência Negra nos anos 2000. É aluna da FAI no curso Faculdade Aberta à Maturidade.

No encerramento, Jessica Alcione, presidente da Associação José do Patrocínio, fez seu discurso alusivo ao Dia na Consciência Negra e ressaltou. “O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país”.

Clique aqui para mais fotos.

Fotos de Celular

Fonte:

Deixe seu comentário