Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Fotografia

Trabalho de Deborah Perrotta é premiado em concurso de artes visuais na Itália

Com o tema “La virtù di non essere più” a artista foi vencedora na escolha do público que avaliou obras de outros onze expositores

Postado em 22/06/2020 às 21:39 |

dileguandosi (Foto: Deborah Perrotta)

Com formação em Cinema e Áudio Visual em São Paulo, a jovem criadora de imagens Deborah Perrotta (27) vem conquistando prêmios em festivais internacionais de cinema e exposições fotográficas por onde passa. Com o tema “La virtù di non essere più”, a artista acaba de ganhar o prêmio de melhor trabalho fotográfico, com voto do público que avaliou outros onze expositores, em concurso realizado na galeria PHOS, em Turim, na Itália, onde mora atualmente.  

per_ritrovarsi 

A exposição em que Deborah se sagrou vencedora é resultado do concurso de artes visuais organizado pela Dynamis em junho de 2019 e encerrado no início de janeiro 2020: 12 obras de jovens artistas formaram um caminho sobre o tema do desejo entre fotografia, pintura e escultura, acompanhado por uma série de textos literários que foram uma fonte de inspiração para os artistas em competição.

lasciar andare

À reportagem do Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí, Deborah contou como foi a trajetória de sua mais recente conquista. “Participei de um concurso aqui em Turim "Forme Del Desiderio", onde eles disponibilizaram trechos de algumas obras literárias famosas que falam do desejo e suas diversas formas. Eu escolhi um trecho do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e fiz um trabalho fotográfico e fui selecionada com mais 11 artistas para uma mostra em uma galeria aqui que se chama PHOS. Foi um evento bem legal e toda a semana, durante o período da mostra, convidavam alguns especialistas e profissionais da área para falar das várias manifestações do desejo nas artes em geral”.

una grotta al mare

Deborah destacou que depois das palestras o público era convidado a votar em sua obra preferida. “Infelizmente por causa da Covid o evento teve que ser interrompido, mas essa semana eles divulgaram os vencedores. O prêmio principal é a escolha do júri que elegeu uma artista plástica e me informaram que fui escolhida com a maior quantidade de votos do público participante. Fiquei bem feliz!”

Ainda segundo Deborah, a cerimônia de premiação deverá ser realizada provavelmente em setembro. “Estamos saindo aos poucos da quarentena e depois vêm as férias de verão. A data da cerimônia de encerramento ainda está a ser confirmada”, explica.

Quem é Deborah Perrotta

Filha do casal Noemi e Giovanni Perrotta, Deborah é uma criadora de imagens nascida em 8 de abril de 1993, formada em Cinema e Audiovisual em São Paulo. Participou como figurinista e assistente de arte em algumas produções cinematográficas projetadas e premiadas em diversos festivais de cinema internacionais. O curta-metragem “A Bolsa” (2016) foi a sua primeira experiência como diretora e roteirista. O filme foi apresentado em vários festivais, entre eles: Chicago Latino Film Festival, Curta Cinema, CineOp, Curta-SE e Tudo sobre Mulheres - onde foi premiado como melhor curta-metragem universitário. Trabalhou também no campo musical, registrando shows e produzindo conteúdo audiovisual para diversos artistas brasileiros. Também desenvolve um trabalho como fotógrafa em projetos experimentais que refletem sua vida cotidiana, as pessoas e a si mesma. O seu último projeto fotográfico, “La virtù di non essere più”, foi exibido na galeria de arte PHOS, em Turim, com outros onze artistas selecionados no concurso “Forme del desiderio”, no qual recebeu o prêmio do público como obra favorita. Atualmente, vive na Itália e entre os seus últimos projetos está um documentário “bohèmusical”, ainda em fase de produção e seu mais recente projeto audiovisual "Experimento Odradek", que foi desenvolvido ao lado de seu amigo e colega de profissão Davi Mello durante a quarentena, no qual trocam vídeo-cartas e publicam no site-instalação (experimento-odradek.com)

autoritratto_ senza vulto


Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas