Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Sonho realizado

Grupo de artesanato Arteiras do Vale inaugura loja física em Santa Rita

A “Casa Arteiras dos Vale” tem como objetivo ser referência como ponto de encontro do artesanato, cultura, exposição e comercialização dos produtos

Postado em 13/04/2019 às 13:47 |

A inauguração da “Casa das Arteiras do Vale” aconteceu nesse sábado, 13 de abril, com a realização de palestras e visitas guiadas as dependências da loja. (Foto: Portal da Cidade SRS)

Criado a pouco mais de um ano (Jan/2018), o grupo de artesãs Arteiras do Vale acaba de dar mais um passo no desenvolvimento do artesanato desenvolvido por suas integrantes ao inaugurar a “Casa Arteiras do Vale”, que tem como objetivo ser referência em Santa Rita do Sapucaí como ponto de encontro do artesanato, cultura, exposição e comercialização dos produtos.

O grupo de artesanato Arteiras do Vale surgiu por iniciativa de Simone Yabu que, ao ser convidada para participar da Feira Mix Day promovida pela jornalista Izabelle Carli, decidiu formar o grupo que chegou a reunir vinte participantes. Hoje o grupo conta com 8 mulheres empreendedoras que decidiram lançar a loja física, são elas: Maria Amélia (Palha Viva), Maria Aparecida (Quitutes e Cafeteria), Simone Yabu (Bordados e Crochê), Regina Marta (Bordados em Geral), Caroline (Feltro e Pinturas), Gisele Coelho (Trabalho em Fitas), Ana Lúcia (Chinelos Bordados) e Alessandra (Feltro e Tecidos).

O sonho

A “Casa Arteiras do Vale” é a realização de um sonho para a técnica administrativa que largou o emprego para se dedicar totalmente ao artesanato. “Esse é meu projeto de vida, sempre atuei com artesanato e chegou a hora de me dedicar ao que mais gosto de fazer”, destaca a santa-ritense Simone Yabu que viveu por dezoito anos em Goiânia, onde sempre atuou com artesanato, inclusive como consultora do Sebrae.

O grupo Arteiras do Vale, desde sua criação, sempre participou de diversas exposições itinerantes promovendo o artesanato e agora, ao inaugurar uma loja física, lança também um projeto social voltado para ajudar famílias que possuam algum tipo de necessidade e que, com orientação e capacitação, poderão desenvolver o artesanato como forma de subsistência. “A Casa das Arteiras tem um espaço reservado para as oficinas sociais, onde poderemos transmitir nossos conhecimentos para que o artesanato possa ser fonte de recursos para auxílio no sustento dessas famílias”, conta Simone.

A “Casa das Arteiras do Vale” foi toda decorada com artesanatos e móveis construídos pelas próprias artesãs participantes.  “Que essa casa se torne um ponto de encontro e que as pessoas venham até aqui e não tenham vontade de ir embora”, deseja Simone.

A “Casa Arteiras do Vale” está localizada a Rua Antônio Assis Longuinho, 180, próxima a região da Escola Estadual Luiz Pinto de Almeida. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 10h às 19h e no sábado até 17h. O telefone de contato é (35) 99721-9348, com Simone Yabu.


Fonte:

Deixe seu comentário