Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Cidade

Prefeitura anuncia testagem de 1 mil pessoas após primeira morte por Covid-19

Outras ações serão feitas em Santa Rita do Sapucaí e estarão em novo decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira (26)

Postado em 26/06/2020 às 09:42 |

O aumento de casos da cidade já tem a ver com o maior número de testes que estão sendo realizados, afirma o prefeito Wander (Foto: Divulgação/Sindvel)

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí (MG), Wander Wilson Chaves (PPS), anunciou que irá fazer a testagem de 1 mil pessoas na cidade após a primeira morte por Covid-19 no município. De acordo com o chefe da administração municipal, outras medidas serão tomadas na cidade e estarão em novo decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira (26) pela prefeitura. 

Ainda segundo o prefeito, o investimento para a testagem será de R$ 300 mil. A ideia desta ação, assim como ele explicou, será verificar a situação do novo coronavírus no município como um todo, pois o vírus não está fixado em uma só região da cidade.

“[Estamos em um] momento ascendente do vírus no Estado e no Sul de MG e [queremos] uma visão mais segura do que está acontecendo. [Temos] 21 testados positivos [na cidade], são 21 pessoas espalhadas pelos bairros. Não tem nenhum bairro específico que tem um foco. Está espalhado e por isso decidimos fazer a testagem, que não é em massa, mas vamos saber como está a situação do município. A partir daí, outras ações podem ser tomadas”, pontuou o prefeito.

Wander Wilson Chaves destacou que o aumento de casos da cidade já tem a ver com o maior número de testes que estão sendo realizados. Ele ressaltou que a situação vivida em Santa Rita do Sapucaí é boa em comparação a outras cidades do Sul de Minas, mas que é algo que já “preocupa muito”.

“A UTI está hoje com os dez leitos para atender o pessoal com mais urgência e Temos 30 leitos [clínicos] no hospital sem uso, além de recursos financeiros aportados ao hospital no sentido de fazer uso [se preciso]. Estamos preparados e precisamos estar. Torcendo para que não precisemos usar [toda a estrutura], mas estamos preparados.

Novo decreto

O prefeito revelou que novo decreto está sendo preparado com medidas mais rígidas em relação ao funcionamento do comércio. Esta ação será tomada, segundo ele, com possibilidade de fechamento de estabelecimentos comerciais.

“Vamos reformular o processo de fiscalização dos estabelecimentos e estabelecer um processo mais duro de não cumprimento, com suspensão de funcionamento por um período longo. Nós estamos acompanhando com serenidade [a situação da Covid-19] e vamos tomar medidas e reforçar outras. Além de pedir a população que continue se cuidando e seguindo orientações sanitárias que temos divulgado”, disse.

O decreto, de acordo com o prefeito Wander Wilson Chaves, deve ser publicado pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí nesta sexta-feira (26).


Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas