Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Voluntariado

Lançamento oficial Fazenda da Esperança Santa Rita acontece no próximo sábado

Evento deve contar com pelo menos dois dos agentes fundadores da comunidade terapêutica que há 35 anos é referência no acolhimento a dependentes químicos

Postado em 01/04/2019 às 12:33 |

O alfinete no mapa acima aponta a localização do terreno no bairro Piedade, onde será instalada a unidade feminina da Fazenda da Esperança em Santa Rita do Sapucaí (Foto: Google Maps)

No próximo sábado, 6 de abril, acontece no Teatro Inatel, a partir das 19h30, o lançamento da Fazenda da Esperança Santa Rita, fruto do trabalho do grupo de voluntários santa-ritenses Caminhos da Esperança que, de algum tempo, vem trabalhando firme no propósito de implantação de uma unidade feminina da Fazenda da Esperança em Santa Rita do Sapucaí. 

Fundada há 35 anos por um franciscano chamado Frei Hans Stapel e outros três jovens – Nelson, Iraci e Luci, com sede em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, a Fazenda da Esperança, como se intitulam as comunidades terapêuticas, é referência no acolhimento a jovens dependentes químicos. Hoje está localizada em 23 países, com 140 unidades, e atua em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool. “Com alegria nós estaremos fazendo o lançamento da nossa unidade feminina da Fazenda da Esperança e receberemos em Santa Rita do Sapucaí alguns dos fundadores deste maravilhoso carisma. Sentimo-nos privilegiados por isso!”, comemora Luciano Schmidt, presidente da filial da Fazenda da Esperança Santa Rita.

Luciano ficou sabendo que, devido ao estado de calamidade que se encontra Moçambique, país africano que foi recentemente devastado por um ciclone, uma das fundadoras da Fazenda Esperança que estava agendada vir a Santa Rita do Sapucaí foi para aquele país em auxílio às duas unidades da Fazenda da Esperança diretamente atingidas e a todos os necessitados.

Programa de recuperação

O sucesso da Fazenda da Esperança se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. Tanto que todos os acolhidos vivem numa irmandade que de tão unida é capaz de devolver aos acolhidos o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, bem como da importância da comunhão. Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório - o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.

Como resultado, a Fazenda da Esperança é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda.

Em 2007, durante uma visita a sede em Guaratinguetá-SP, o então Papa Bento XVI destacou a importância e a missão das Fazendas da Esperança: Levar a esperança, que é Jesus Cristo, ao maior número de pessoas possível.

Evento de lançamento

O evento de lançamento da Unidade Feminina da Fazenda da Esperança Santa Rita, acontece no Teatro Inatel, sábado, 6 de abril, a partir das 19h30. Com entrada franca. “A unidade feminina da Fazenda da Esperança Santa Rita já possui o terreno para abrigar a unidade santa-ritense, numa área de 6,9 Ha localizada no bairro rural da Piedade, que foi adquirida com recurso financeiro doado pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, com apoio da Câmara de Vereadores. Venha conhecer o carisma que conduz a comunidade da Fazenda da Esperança. Participe conosco!”, convida Luciano Schmidt.



Fonte:

Deixe seu comentário