Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Foi diferente!

Isolamento social, fé e criatividade marcam comemorações de maio em Santa Rita

Com rigoroso controle de acesso pelas barreiras sanitárias, feriadão registrou homenagem à padroeira e aniversário da cidade

Postado em 26/05/2020 às 00:15 |

Inimaginável o Santuário de Santa Rita de Cássia praticamente vazio em pleno mês de maio (Foto: Portal da Cidade SRS)

O mês de maio de 2020 tem sido bastante diferente do tradicional com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, que provocou cenas jamais vistas desde 1957, ano em que Sinhá Moreira e Monsenhor José Carneiro deram início às comemorações da Festa de Santa Rita, em homenagem à padroeira Santa Rita de Cássia. Com Santuário e praça vazios, ausência do povo nas ruas, das barraquinhas, dos cartuchos, sorteios de prendas e assados, dos shows, o que não faltou foi fé, emoção e criatividade nas homenagens à padroeira e ao aniversário da cidade, que esteve vigiada por barreiras sanitárias para rigoroso controle de acesso. 





Bastante esperada por todos os devotos da santa Rita das causas impossíveis, da população santa-ritense e de cidades vizinhas e, que também comemora o aniversário de emancipação político-administrativa do município sul mineiro, as comemorações do mês de maio este ano exigiram ainda mais criatividade da comissão organizadora da Festa de Santa Rita 2020 e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para a realização das atividades religiosas e sociais. A procissão em homenagem à padroeira foi adaptada e aconteceu de forma motorizada e com transmissão ao vivo pelas redes sociais.


O projeto multicultural #Criatividade em Casa foi opção encontrada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, para promover atividades como entretenimento e em apoio emergencial à rede de Economia Criativa existente no município. Foram beneficiados setores da cultura, esporte, saúde, artesanato e culinária. Para isso, ‘Lives’ estão sendo realizadas oferecendo, através das redes sociais, oficinas do saber, seminários esportivos, workshops e capacitações, apresentações ao vivo de dança, música, artes cênicas, artes visuais, performance e contação de histórias.



Fonte:

Deixe seu comentário