Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

É oficial

Festa de Santa Rita 2020: estão canceladas atividades religiosas e sociais

Decisão conjunta entre Prefeitura e Santuário de Santa Rita de Cássia visa controle e prevenção da disseminação da Covid-19 no município

Postado em 19/05/2020 às 16:50 |

Praça cheia para encerramento da Festa de Santa Rita 2019 (Foto: Reprodução/Santuário)

Em comunicado à população, emitido conjuntamente pela Prefeitura Municipal e o Santuário de Santa Rita de Cássia, foi oficialmente anunciado o cancelamento das atividades sociais e religiosas da Festa de Santa Rita 2020, em Santa Rita do Sapucaí. Decisão visa controle e prevenção da disseminação da Covid-19 no município sul mineiro que, no momento, tem zero (0) caso de contaminação registrado. 


Procissão do dia 22 de maio de 2019 - Foto: Reprodução/Santuário

A tradicional festa do mês de maio, que tem o dia 22 dedicado à padroeira Santa Rita de Cássia e o dia 24 ao aniversário de emancipação política da cidade (128 anos), este ano não será realizada e medidas serão tomadas para evitar a entrada de visitantes. “Informamos que as entradas da cidade estarão fechadas para visitantes de outras cidades durante os dias 22,23 e 24 de maio”, apresenta a nota oficial divulgada pelo Município de Santa Rita do Sapucaí e Santuário de Santa Rita de Cássia. 

Andor de Santa Rita de Cássia, festa de 2019 - Foto: Reprodução/Santuário

A primeira Festa de Santa Rita foi realizada em 1957, em comemoração aos cinco séculos da morte da santa das causas impossíveis, quando Sinhá Moreira e monsenhor José Carneiro trouxeram da Itália a imagem fac-símile (cópia fiel) do corpo da padroeira  em urna tal qual está, em Cássia, na Itália. Desde então, a cada ano, são escolhidos os festeiros da Festa de Santa Rita que se responsabilizam pela realização das atividades comemorativas. Para 2020, a comissão de festeiros é formada pela família da Sra. Eunice Mendes Moreira. 

Encomendas

A comissão de Festeiros divulgou um telefone para encomendas dos tradicionais quitutes da Festa de Santa Rita.

Para as comemorações do aniversário de emancipação política de Santa Rita do Sapucaí, no dia 24, estava prevista a apresentação do cantor e compositor Luan Santana, em show gratuito, no Centro Municipal de Eventos. 

Fechamento das entradas da cidade

Em nota que divulga o cancelamento da Festa de Santa Rita 2020, a Prefeitura Municipal e o Santuário de Santa Rita de Cássia solicitam a colaboração dos devotos de Santa Rita, principalmente os romeiros, para que fiquem em casa, pois as entradas da cidade estarão fechadas para visitantes nos dias 22, 23 e 24 de maio.


Confira o texto completo da nota

"Cancelamento da Festa de Santa Rita de Cássia 2020 em Santa Rita do Sapucaí - MG!

Prezando pela saúde, controle e prevenção da disseminação da COVID-19, em uma decisão conjunta entre o município e o Santuário de Santa Rita de Cássia, ficou decidido que ESSE ANO NÃO TEREMOS a nossa tradicional Festa de Santa Rita.

Queremos, no entanto, fazer um convite a todos que amam as festividades de Maio para participar do projeto ‘Criatividade em Casa’ em comemoração aos 128 anos da cidade de Santa Rita do Sapucaí, que irá realizar diversas LIVES com temas sobre Cultura, Esporte, Lazer, Artesanato e Gastronomia dentro de casa!

Aos devotos de Santa Rita de Cássia, pedimos que exerçam sua fé e solidariedade ajudando as instituições e as pessoas, como é de costume do nosso povo. Faremos uma campanha conjunta com o COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, para a divulgação das comidas típicas desta época, que serão ofertadas durante todo o mês de maio.

Informamos que AS ENTRADAS DA CIDADE ESTARÃO FECHADAS para visitantes de outras cidades DURANTE OS DIAS 22, 23 E 24 DE MAIO. Temos fé de que, em breve, estaremos reunidos novamente".

Município de Santa Rita do Sapucaí

Santuário Santa Rita de Cássia 


Fonte:

Receba as notícias de Santa Rita do Sapucaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas