Portal da Cidade Santa Rita do Sapucaí

Inovação

Feira de Projetos Tecnológicos da ETE reúne mais de 140 projetos

Projete 2018 - Estimulando novas conexões acontece de 4 a 6 de outubro no campus da ETE e um dos destaques é a Touca Térmica para Pacientes Quimioterápicos

Postado em 04/10/2018 às 11:08 |

A 38ª PROJETE apresenta projetos desenvolvidos por cerca de 600 alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos (Foto: Divulgação/Internet)

A ETE FMC busca empreender a melhor forma de integração escola-empresa e realiza, anualmente, a PROJETE - Feira de Projetos Tecnológicos da ETE. Na Feira, são expostos trabalhos de diversas áreas de automação, biomédica e telecomunicações, aplicados em tecnologia assistiva, robótica, agronegócio, IoT, wearables, segurança, sustentabilidade, entretenimento e indústria em geral.

Um dos projetos em destaque nesta edição é a Touca Térmica para Pacientes Quimioterápicos, desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos, que tem por objetivo evitar a queda de cabelo de pacientes em tratamentos de quimioterapia. “O projeto é uma touca que resfria o couro cabeludo e assim permite que o remédio do tratamento do câncer não alcance a raiz dos fios, fazendo com que o cabelo não caia durante o tratamento”, explica um dos autores do trabalho, o aluno Samuel Alves Chagas.

A aluna Rita Elizabeth Almeida, também integrante da equipe, explica que existe um produto semelhante, porém importado e de alto custo. “Nossa ideia é automatizar o aparelho para reduzir os custos de fabricação. Hoje, essa touca é descartável e custa de R$300 a R$700, por sessão. Nosso intuito é criar a touca eletrônica como um equipamento fixo nos hospitais, podendo atender a todos pacientes.”

Já a automatização em prontos-socorros, através de prévios procedimentos online que agilizam os atendimentos, é o que trata o projeto desenvolvido por alunos do 1º Ano: AMAHPP – Aplicativo para Melhorar o Atendimento em Hospitais Públicos e Particulares. “O paciente preenche uma ficha médica online e envia ao hospital. Assim, recebe o Protocolo de Manchester (sistema de triagem baseado em cores que determinam a gravidade do problema e o tempo de atendimento) e um código de atendimento. Já no hospital, basta informar esse código em um display eletrônico e o aparelho medirá e a temperatura corporal e os batimentos cardíacos. Portanto, o sistema identifica as informações básicas do paciente, restando ao médico complementar com informações que só um profissional de medicina é capaz de apurar” explica a aluna Anne Elise Ferraz.  

Fogão Automatizado, Carro Plantador Automático, Sistema de Localização de Vagas em Shopping, Game para Incentivo às Atividades Físicas, Esquema de Prevenção ao Atropelamento de Animais, Boia de Monitoramento e Segurança, Mochila Ortopédica, Lanterna para Cegos e Daltônicos, e Mecanismo para Usina Fotovoltaica são algumas das diversas invenções que estarão presentes na 38ª PROJETE. 

Este ano, cerca de 600 alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos desenvolveram mais de 140 projetos que serão apresentados nos três dias de PROJETE: 04, 05 e 06 de outubro, no Campus da ETE FMC. São ideias inovadoras com potencial de se transformarem em grandes projetos que facilitam o dia-a-dia e, consequentemente, promovem uma melhor qualidade de vida.

Fonte:

Deixe seu comentário